4 de mai. de 2009

Um exclarecimento: este post não é meu retorno às atualizações do blog. Mas como amigo dos organizadores do Cineclube Equipe e admirador do trabalho deles, não poderia de jeito nenhum deixar em branco a volta das sessões no Cineclube!


Cineclube Equipe investiga os processos na ditadura (sábado, 09 de maio de 2009)

O Cineclube Equipe, projeto sem fins lucrativos do Instituto Equipe Cultura e Cidadania, realiza a segunda sessão do ciclo investigação sobre cinema no Brasil no sábado 09 de maio de 2009 com o tema Processos na ditadura. Será exibido em cópia rara, às 16h, Cabra marcado para morrer (Eduardo Coutinho, 1984), filme que teve sua produção iniciada e interrompida em 1964 devido ao Golpe militar e foi retomado e finalizado durante o processo de abertura política, seguido de debate, às 18h, com Ismail Xavier, pós-doutor em estudos de cinema pela NYU, professor da ECA-USP, autor e organizador de diversos livros sobre cinema. No hall de entrada serão disponibilizados livros para consulta e folhetos informativos sobre o tema. Serão vendidas apostilas com textos de apoio à programação anual e, ao final, haverá sorteio de livro. A sessão tem colaboração sugerida de R$4 e acontece no auditório do Colégio Equipe (R. Bento Frias, 223 - Pinheiros, São Paulo/ tel. 3579-9150).

Debatedor
Ismail Xavier é professor de Cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP; foi professor visitante da New York University (1995), da University of Iowa (1998), da Université Paris III - Sorbonne Nouvelle (1999), da University of Leeds (2007) e da University of Chicago (2008); publicou, entre outros livros, O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência, Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome, Griffith: o nascimento de um cinema, Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal, O cinema brasileiro moderno e O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues.

Investigação do cinema no Brasil
Inspirados pelos questionamentos levantados pelo crítico Jean-Claude Bernardet no livro "Historiografia Clássica do Cinema Brasileiro", o Cineclube Equipe se lança, em seu quarto ano de atividades, no estudo sobre o cinema no Brasil através de uma programação aberta, que será percorrida ao longo de 2009 com a experimentação de diferentes metodologias de pesquisa.

Em sessões com convidados de diversas áreas (cineastas, teóricos, historiadores, críticos), como Ismail Xavier, Luís Alberto Rocha Melo, Sheila Schvarzman e Leonardo Mecchi, investirá contra o conhecido e o confortável, na tentativa de construir conhecimentos acerca de temas como cinema de gênero brasileiro, processos durante a ditadura militar, tensão entre cinema autoral e industrial, mercado internacional de curta-metragens contemporâneo.

Dispostos a, constantemente, rever conceitos usados e questionar nossa maneira de ver os filmes - em diálogo com outros pesquisadores, lançamo-nos nesta experiência formativa que, como sempre, se concretiza no coletivo: nos estudos e preparativos dos membros organizadores do Cineclube Equipe e no encontro com os espectadores que freqüentam as sessões.


Cineclubinho Equipe
Mais cedo, no mesmo dia, às 11h, o Cineclubinho Equipe exibirá The Beatles - Submarino Amarelo (1968) de George Dunning. Após a projeção, será realizado sorteio de livro e atividade lúdica com as crianças. (Colaboração sugerida: R$2)